LANÇAMENTO LIVRO

SÃO PAULO XILOGRAVURAS
UMA CRÔNICA DA CIDADE

formato 21,5 x 25,5 cm, com 148 páginas

Em breve, lançamento do livro.

por Antonio Carlos Abdalla

Camilo Thomé prima pela discrição. Poucas vezes conheci alguém tão silencioso e observador. Ele domina com segurança e maestria a técnica da xilogravura. Com formação acadêmica nas ciências médicas, é em paralelo, mas não com menor dedicação, um artista que tem imenso prazer em exercer seu ofício. Nascido no interior paulista estabeleceu-se na capital e criou, aos poucos mas continuamente, um acervo de imagens muito importante. Durante anos colecionou flagrantes da cidade que o adotou e aguardou o momento para entregar esse acervo, de forma ordenada, a tantos outros que, como ele, fascinam-se pela megalópole.

São Paulo é uma cidade prazerosa ou cruel, ou tudo isso junto e mais um pouco. Para o bem e para o mal, está entranhada na vida de todos os que nela vivem. Em um homem de grande sensibilidade
como Thomé, isso se tornou uma marca indelével. Para um artista como ele, a cidade se apresenta numa infinitude de imagens, numa riqueza que não se esgota. Camilo iniciou-se na arte da gravura no ateliê do Museu Lasar Segall e, desde o início, foi-se envolvendo nessa arte de forma definitiva. O gosto pela melhor imagem, pela escolha da madeira, pelo entalhe caprichoso, pela busca da luz e da sombra é completado pelo vigor da impressão, que ele faz com o prazer do encerramento de uma longa empreitada muito bem planejada e curtida.

A concepção deste livro levou em conta o caráter de síntese e limpeza que sua obra possui. Imagens objetivas, muitas vezes expandidas em volutas e traços de movimentos rápidos, que lembram a velocidade com que as coisas acontecem e se movem na cidade grande. As gravuras não foram nomeadas mas, sim, apenas as regiões da cidade, preservando a liberdade do observador em seguir o melhor caminho para um supreendente roteiro paulistano.